Dobradinha à portuguesa
Na véspera de se cozinharem lave as tripas em várias águas e corte em pedaços. Esfregue-as bem com bastante sal grosso e metades de limão e volte a lavar em várias águas. Deixe de molho com rodelas de limão, durante várias horas ou de véspera e escalde em água a ferver. A dobrada é sempre cozida antes de se sujeitar a qualquer preparação, num caldo aromatizado.
Ingredientes para o caldo de cozedura
Para 2 kg de dobrada,
1 cenoura, 1 raminho de salsa, 1/2 alho francês, 2 folhas de louro, 1 colher de chá, bem cheia de pimenta preta em grão sal e 2 cravinhos.
Após a dobrada escaldada leva-la a cozer coberta com água quente e adicione todos os ingredientes. Tape a panela e leve a cozer em lume brando. Verifique o nível da água para que a dobrada esteja sempre coberta de liquido até terminar a cozedura.
1 kg de dobrada
1 kg de feijão branco
1 chouriço
2 cebolas médias
2 cenouras médias
2 tomates pequenos
1 dl de azeite
1 colher de sopa de banha
4 alhos esmagados com casca
1 folha de louro
1 ramo de salsa
sal e pimenta de moinho
Preparação
Coza o feijão com uma cebolinha e 1/2 cenoura e corte a dobrada em bocados.
No tacho, aloure no azeite e na banha a cebola picada e os alhos, junte o chouriço cortado em rodelas grossas e cozinhe por 1 minuto e acrescente o tomate cortado em pequenos pedaços a dobrada a cenoura o feijão e o ramo de salsa, louro e tempere de sal e pimenta moída .
Deixe cozer, adicionando sempre que necessário um pouco de caldo em que o feijão cozeu.
Retire a salsa e rectifique tempero.
Sem comentários:
Enviar um comentário